07 de fevereiro de 2010 - domingo

TORRE, CAMINHOS e ESTRELAS
.
.
A minha alma partiu-se como um vaso vazio.
Caiu pela escada excessivamente abaixo.
Caiu das mãos da criada descuidada.
Caiu, fez-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso.
.
Asneira? Impossível? Sei lá!
Tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu.
Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir.
.
Fiz barulho na queda como um vaso que se partia.
Os deuses que há debruçam-se do parapeito da escada.
E fitam os cacos que a criada deles fez de mim.
.
Não se zangam com ela.
São tolerantes com ela.
O que era eu um vazo vazio?
.
Olham os cacos absurdamente conscientes,
Mas conscientes de si mesmos, não conscientes deles.
.
Olham e sorriem.
Sorriem tolerantes à criada involuntária.
.
Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas.
Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros.
A minha obra? A minha alma principal? A minha vida?
Um caco.
E os deuses olham-o especialmente, pois não sabem por que ficou ali.
.
.
.
.
.
.
.
Fernando Pessoa

Nenhum comentário: